Ontem, dia 13 de maio, foi realizada em Pequim a aguardada Quarta Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC. Convidados de diversos países reuniram-se na capital chinesa para escrever um novo capítulo de destino compartilhado. Durante o encontro com os representantes do Brasil, a liderança chinesa destacou a importância de uma parceria sólida entre os dois maiores países em desenvolvimento de hemisférios distintos. Reforçou-se a necessidade de ampliar a colaboração em setores tradicionais como infraestrutura, agricultura e energia, além de abrir novas frentes em áreas estratégicas como transição energética, aeroespacial, economia digital e inteligência artificial.
Em sintonia com este espírito de intercâmbio e parceria, a Faculdade de Comunicação da Universidade Normal do Leste da China (ECNU) e o Fórum Acadêmico do Sul Global têm o orgulho de apresentar um minidocumentário bilíngue em inglês e português, que registra os momentos marcantes da visita da delegação parlamentar do partido governista do Brasil à China nesta primavera. Na cidade de Suzhou, província de Jiangsu e na cidade de Rongjiang, província de Guizhou, os parlamentares rurais brasileiros testemunharam como a tecnologia inteligente tem apoiado a produção de arroz na China e, ao mesmo tempo, se encantaram com a energia contagiante do Cunchao — um campeonato de futebol comunitário que reflete o espírito vibrante da vida rural chinesa contemporânea.
Há um antigo verso chinês que diz: "A alegria da vida está em encontrar quem nos compreenda (人生乐在相知心, rén shēng lè zài xiāng zhī xīn)". Na América Latina, há também um provérbio que afirma: "Quem tem um amigo tem um tesouro." Foi com essas palavras que o líder chinês descreveu as promissoras perspetivas de cooperação entre a China e os países da América Latina e Caribe na cerimônia de abertura da Quarta Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC.
Hoje, a Faculdade de Comunicação da ECNU e o Fórum Acadêmico do Sul Global apresentam um minidocumentário especial que retrata a visita da delegação parlamentar do partido governista do Brasil a áreas rurais da China. O vídeo mostra, de forma vívida, a prática concreta de uma relação de destino compartilhado entre China e América Latina, trazendo uma nova expressão à amizade entre os povos e representando uma contribuição à comunicação internacional do Sul Global.